Bandas/Discos |
Crónicas |
Livros |
Eventos |
DJ7 |
Links |
Apoios |
Home
Mais Discos Fenther |
Edições ao telescópio...
Einstürzende Neubauten - «Alles Wieder Offen»
Os germânicos já por cá andam há muito tempo a fazer “barulho” com os mais variados meios sonoros feitos de improviso ou cuidadosamente elaborados para esse fim. Não são novidade para ninguém, mas continuam a surpreender em cada instante.
O meu primeiro contacto com o Einstürzende Neubauten ao vivo aconteceu a uns bons anos atrás no alucinante festival de Arcos de Valdevez. Aquelas imagens ainda se mantém bem vivas na memória. O som esse, tem vindo a evoluir, tem vindo a seguir caminhos cada vez mais conscientes e saudáveis.
O percurso dos Einstürzende Neubauten merece sem dúvida ser acompanhado, e nem mesmo as aventuras solitárias de Blixa Bargeld, nos levaram ao pensamento de um final dramático deste colectivo.
Estamos diante da confirmação que a banda está bastante bem e tem pernas perfeitas para andar.
Fala-se do melhor registo da banda. Nós concordamos e a própria banda assina por baixo.
Enquanto era preparada uma pequena conversa feita a Alexander Hacke , este «Alles Wieder Offen» rodava constantemente no aparelho. “Von Wegen” parece saído de uma estação metalúrgica das profundezas dos subúrbios de Berlin. Pequenos imaginários ao qual somos confrontados e convidados a participar.
Mas os Einstürzende Neubauten conscientemente fazem-nos alcançar todos os limites e convidam-nos para os ultrapassar. Em «Alles Wieder Offen» o convite está escandalosamente aberto. Um simples clicar no “Play” significa não haver retorno. O confronto está em plena actividade. O som industrial dos Einstürzende Neubauten vs a nossa capacidade de imaginar o impossível. Perfeito este confronto!
A vontade foi exposta a um dos membros fundadores dos Einstürzende Neubauten.
Alexander Hacke falou ao Fenther em vésperas de ver este registo editado e ao som do longo “Unvollständigkeit”, um verdadeiro hipnotizante para a conversa.
Vitor Pinto
Fenther – After all this years, what’s the feeling of you guys? How are you now?
Fenther – «Alles Wieder Offen» is another adventure of E.N. alone, right? Why do you walk with your own foots and not with a major?
Fenther – Was it your choice or solution?
Fenther – It’s hard to do records without any supports? Does this record gets paid right before the edition, how does this work?
Fenther – Tell us 3 words, how describe this record?
Fenther – Do you feel this record is your best album ever? Why?
Fenther – Have you planed a tour to show this work all over the World?
Fenther – And Portugal? It’s in the plans of E.N future tour.?
Fenther – E.N already played in Portugal. Do you like and know Portugal?
Fenther – After this new record, will we have more news about the band? Do you have any plans to the future of the greatest German band?
Danke!
Nesta segunda metade de 2007, fizeram-me chegar às mãos o novo registo da banda: «Alles Wieder Offen». Um registo aventureiro por parte da banda, que começou a promover e até mesmo, vender este disco via internet, muito antes de ele estar editado. Uma nova forma de edição aqui sugerida pelos germânicos. Exemplo a seguir.
Em Portugal, a “Let’s Start a Fire!” tomou conta do barco e fez uma magnífica navegação com este registo que agora é editado em todo o mundo.
São temas perfeitos os que encontramos neste registo, não haja duvida. “Die Wellen” delicioso, “Weil Weil Weil” viciante este single e “Ichhatteein Wort” aberto e melódico. São momentos que se encontram no início deste álbum, e que se juntam às sonoridades anteriormente conseguidas, ao qual fazemos a nossa devida vénia!
É com tamanha devoção que nos rendemos uma vez mais ao som dos Einstürzende Neubauten.
Na próxima fornada examina-se ao pormenor as instâncias rebeldes de “Let´s Do it a Dada”. Resultado? Ainda mais perfeição, como se isso ainda fosse humanamente possível!
Após estes 27 anos de existência ainda são capazes de nos surpreender ainda mais? Muito sinceramente esperemos que sim...
Uma curta conversa com Alex Hacke dos Einstürzende Neubauten...
Alex Hacke – Very good, thank you.
Alex Hacke – We wont be able to find a company that can give to us:
The advance we need
The tour-support we require
The promotional effort necessary
Alex Hacke – We set up a website, where we ask the fans to directly support the production of a new record.
Alex Hacke – It is hard but worth it. About 2000 people paid for the CD or a CD/DVD-combination in advance and we used these funds to produce the new album.
Alex Hacke – Intimate, honest, dynamic.
Alex Hacke – Yes, because it represents the current state of the band.
Alex Hacke – Yes, we will tour extensively in spring 08.
Alex Hacke – Yes, I’m sure we will manage to play at least in Lisbon.
Alex Hacke – Yes, I like Portugal but I don’t speak portuguese.
Alex Hacke – After the tour, EN will rest for a while.
Vitor Pinto
Portugal
www.fenther.net
Para adicionar mais informações sobre os Einstürzende Neubauten, agradecemos o contacto ou o envio de mais infos. Obrigado!
Mais Discos Fenther |