Bandas/Discos | Crónicas | Livros | Eventos | DJ7 | Links | Apoios | Home


Mais Discos Fenther

Edições ao telescópio...

Discos que fizeram a festa em 2006!

Final de 2006... Muitas foram as edições discográficas a nivel nacional. Umas bastante boas, outras nem por isso, algumas revelações, confirmações, surpresas...
As edições foram saltando á vista, quer por via das editoras quer por via "home made" ou seja, maquetes caseiras.
O Fenther termina o ano, com duas mãos cheias de discos que por aqui fizeram delicias, e inspiraram ao longo destes meses por vezes complicados. Referencias em formato "papel de parede" aos discos de:

* Sizo - Um projecto que nos chegou do Porto. Eles que por cá andam há já 2 anos tendo com o EP "Short-term Proposition",o efeito de ponto de partida para os movimentos Rock por explorar. "Musica para mexer quem não mexe." - referem os próprios. Andr é Cruz, João Guedes, João Sousa e Rui Magalhães formam a banda da qual se aguardam mais novidades. "Run, Run, Run", um excelente single.

* Frequency - A dar passos bem largos nestes últimos tempos, o que faz com que a banda de Ana Costa, Pedro Mendes, Jos é Figueiredo, Miguel Macieira e Luis Fernandes, seja já uma referência na cidade de Braga e a nível nacional. Fantástico o EP lançado com 6 temas que tiveram as mãos do mestre Miguel Pedro dos Mão Morta. A frequência está disponivel em: www.frequency-band.net .

* Dazkarieh - Da "world Music" para o encanto. É assim o sentimento da banda lisboeta, que com este terceiro album editado, reune paixões e uniões. Uma embalagem divina feita de cortiça, o que deixa logo antever o que a rodela nos tem para oferecer. "Incógnita Alquimia", é o titulo do registo que demonstra uma continuidade do som criado, agora pelo quarteto, que outrora foi uma autêntica orquestra. Mudanças que não afastaram os Dazkarieh do bom caminho.

* Born A Lion - Bem-vindos ao deserto. John Captain aguarda por vocês com uma palha no canto da boca. Com ele, os três "cowboys" Rodriguez, Melquiadez e Nunez, conduzem-nos para o "saloon" onde The Legendary Tigerman vai soltando com eles "My Black Horse" e "67' Cadillac". Dois grandes momentos neste disco de estreia dos BAL, que pelas mãos da Rastilho Records, Marinha Grande vai aparecendo no mapa dos tesouros valiosos. Grande disco este!

* The Other Side - De Castelo de Paiva não nos chegam só desgraças. Há por lá um grupo de amigos, que se juntou para formar esta banda, onde demonstra uma negra actitude que ao vivo, vai fazendo estragos, e que fascina quem os vê. Em registo discográfico, apenas o EP de estreia "Floating - Walking", onde se destaca sem duvida alguma, o maravilhoso "Until the Time to Change". Queremos mais. Muito mais!

* Stowaways e BunnyRanch - Quem diria que estas duas bandas tão distintas, um dia se poderiam cruzar? Pois aqui estão elas com edição em simultaneo á boleia da editora Transformadores. Do grande Porto os Stowaways editam o seu primeiro album, depois de um "split cd" com os Alla Polaca. "Huntclub" marca passo na sua sonoridade, brinda-se ao perfume das canções. De Coimbra, a banda que já se tornou num mito, a banda que Kaló comanda, agora com um novo elemento nas teclas. "Luna Dance" é o segundo longa duração dos BunnyRanch, e com onze musica de puro rock, se constroi um grande registo. "You Can't Stop the Ranch!".

* Ex-Peão e Mundo - Mais dois registos unidos, mais duas grandes surpresas neste final de 2006. Debruçamo-nos um pouco sobre o "hip hop", e sobre o primor e sabedoria do colectivo portuense Dealema, disparam estes dois nomes em formato solitário. Aventura para Ex-Peão no registo "Máscara", onde convida os amigos (dj Guze, Fuse, Marta Ren, Rato, Rey...) e ataca o aparente saudavel mundo real. O dom da palavra junto com actitudes provocatórias. Nós gostamos! Antes da saída, há uma dose de "Pós-Modernos". a exprimentar. Mundo segue-lhe as pisadas e vai fazendo sentir a "Sólida Oportunidade de Mudança". Foi assim que se batizou este trabalho, nascido uma vez mais mais no 2 piso. "Há Duvidas?" Não há, nem pode haver. Obrigado pela motivação!

* Vasco Agostinho - Uma pequena paragem no Jazz, onde encontramos o Quarteto de Vasco Agostinho. Um registo simples, convidativo e muito saboroso. Existe aqui sentimentos florais que vão saltando a cada audição de "Fresco", o disco do guitarrista Vasco Agostinho. Bernardo Sassetti rendeu-se aos encantos deste registo, como o próprio confessa. Nós seguimos os sentimentos da voz da experiência.

* La La La Ressonance - The Astonishing Urbana Fall diz-vos algo? Sim? Pois para quem perdeu o rasto deste senhores de Barcelos, aqui está a boa nova. La La La Ressonance, são os TAUF e orgunham-se disso! Mudaram de nome, actitude e sonoridade, mas o orgulho da diferença que os sempre caracterizou, permanece. Editaram pela Bor-Land o disco de estreia "Palisade", onde a perfeição do instrumental se derrete. Juntamente um DVD acompanha no verso do cd (dual disc) onde as imagens tornam ainda mais vivos os temas aqui expostos. Sentimentos para serem levados em continuidade por favor!

Foi assim 2006... Aguardam-se novidades neste novo ano. Abraço!

Vitor Pinto

Mais Discos Fenther