NEWS
Aconteceu mais um charmoso Vodafone Paredes de Coura, onde a edição 2024 já deixa saudades
Agosto 21, 2024
|
______________________________________________________________
Foto: Hugo Lima - Vodafone Paredes de Coura 2024
O Vodafone Paredes de Coura na sua 31ª edição arrancou com Milhanas e Samuel Úria no primeiro Vodafone Music Sessions que aconteceu na área de lazer de Casaldate e terminou no palco Jazz na Relva na manhã do “Day-After” com as Noise Dolls Club e com Tiago Covas… Foi o derradeiro momento para dizer dizer: “Obrigado Coura! Até para o ano entre 13 e 16 de agosto!”.
Pelo meio ficaram dezenas de horas de musica, inúmeros mergulhos no rio Taboão, intensos convívios no campismo, na praia fluvial, nas incansáveis subidas à Vila… Tudo isto é Amor. Tudo isto é Coura!
As bandas em cima do palco apesar de importantes, passam quase a segundo plano nesta semana única. Já há procura de bilhetes, procura de boleias, procura de companhias, procura de estadias nas redondezas para 2025… tudo isto a acontecer na manhã do dia seguinte, mesmo sem se saber um único nome para a próxima edição… Isto é único! A magia acontece neste espaço perfeito que junta a natureza e a música.
Música essa que arrancou na Vila de Paredes de Coura como forma de aquecimento no Sobe à Vila e depois desceu ao seu “habitat natural” para preencher as tardes e noites dos intensos 4 dias de festival.
Tardes que receberam a novidade dos momentos “Sair da Sombra” com ilustres convidados no Palco Jazz na Relva como Adolfo Luxúria Canibal, Valter Hugo Mãe, Vanessa Augusto ou o fotografo Alfredo Cunha para apresentar o seu livro de imagens captadas em Paredes de Coura ao longo dos anos. No mesmo palco passaram os momentos sonoros de Vivax, ACID ACID, Bardino, MaZela entre outros tantos nomes da leveza sonoridade nacional.
Música portuguesa que esteve uma vez mais, muito bem representada, com magnificas atuações dos First Breath After Coma a abrir o palco principal da edição 31 do festival com um palco preenchido com os músicos da banda de Mateus, Wolf Manhattan sempre irreverente a inaugurar o palco secundário, 800 Gondomar “pescados” à última hora devido à desistência por motivos de saúde de um dos elementos dos Bar Italia, Quadra a fazer dançar e brilhar os presentes no anfiteatro natural, Moonshiners criativos, Slow J que teve a sua primeira aparição um pouco fria e desenquadrada no festival minhoto a fechar o palco principal no segundo dia, Branko trouxe de volta a dança ao final da tarde quente, Conferência Inferno e Benjamim com momentos intensos e de entrega espiritual, Valter Lobo a abrir e Moullinex com GPU Panic a fechar o dia e o festival neste espaço, com uma interessante e original atuação no meio do publico num palco 360º. Brilhante!
Valter Lobo que também fez parte das Vodafone Music Sessions bem com os Nouvelle Vague que tiveram uma aparição na Casa Grande de Paredes de Coura e o duo londrino Joy (Anonymous) presentes durante a tarde nas margens do Taboão. Único!
Os restantes momentos para mais tarde recordar, foram os regressos intensos de L’Impératrice com uma entrega pura e brilhante entre banda e público, e os IDLES com “Tangk” em cima da mesa numa adoração intensa no recinto. Glass Beams em momentos envolventes, era exigido mais de André 3000, Sleater-Kinney, Cat Power ou Jesus and Mary Chain, tamanha era a ansiedade e curiosidade. Mas conseguiram entregar os seus momentos criativos a quem realmente os quis receber. O rock dançante fez estragos bastante interessantes com Sprints e Tramhaus, Protomartyr numa majestosa e interessante atuação, as danças das animadas Los Bitchos, Girl in Red soube agarrar intensamente o publico no palco principal com uma atuação de encher a vista, Baxter Dury, um senhor em palco e Fontaines D.C. a confirmar que são uma enorme banda e que vão ser ainda maiores… O carimbo de Coura está cravado!
Vêmo-nos em 2025? Pois claro que sim!
Foto: André Ferreira, Vodafone - Milhanas e Samuel Úria
Foto: Hugo Lima - Vodafone Paredes de Coura 2024
Foto: Hugo Lima - Glass Beams
Foto: Hugo Lima - Killer Mike
Foto: Hugo Lima - Gilsons
Foto: Hugo Lima - Joy (Anonymous)
Foto: Hugo Lima - L'Impératrice
Foto: Hugo Lima - Slow J
Foto: Hugo Lima - IDLES
|
|