|
NEWS
"KIANIS - Homage to Carmilla" chega com o Halloween. O novo EP de Esin Yardimli Alves Pereira
Outubro 21, 2025
|
______________________________________________________________
|
UMA EXPERIÊNCIA INSTRUMENTAL DE HEAVY METAL INCANDESCENTE, CINEMATOGRÁFICA, E INTRANSIGENTE QUE ULTRAPASSA OS LIMITES DO VIOLINO.
Esin Yardimli Alves Pereira, conhecida pelos seus álbuns Celtas e Nórdicos, pelas composições orquestrais para jogadores de RPG e pelas interpretações de melodias medievais e renascentistas em instrumentos históricos com o seu grupo The Wandering Bard que alcança milhares de ouvintes todos os meses, tendo também partilhado palco com Fernando Ribeiro (MOONSPELL), estreia-se agora na cena do heavy metal com um EP.
Lançado pela editora CordaSonora, KIANIS – Homage to Carmilla é um EP de cinco partes com total de 12 minutos, que estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 31 de outubro, Samhain/Halloween. O primeiro single, um segmento intenso e vigoroso do coração da narrativa, Part II: ...Twelve years ago, I saw your face in a dream, está disponível desde 3 de outubro.
O EP presta homenagem ao clássico gótico Carmilla, de Joseph Sheridan Le Fanu. Esin dá voz, através do seu violino, à vampira lésbica Carmilla, que historicamente permaneceu na sombra de Drácula. O EP assenta na atmosfera gótica do livro, evocando guras femininas determinadas, poderosas e contraditórias, assim como os tons mais sombrios do vermelho. A sua forma progressiva e intensa re ete a estrutura curta mas marcante do romance, transmitindo um impacto dramático.
Conta com XI, de GAEREA, na bateria, e a sua interpretação sublinha o caráter sombrio e ameaçador do EP. Esin considera uma grande honra e motivo de orgulho contar com um músico deste calibre. Na guitarra e baixo, Ricardo Alves Pereira, companheiro de vida, palco e estúdio de Esin há vários anos, fortalece a espinha dorsal old school do EP com ri s que sustentam a textura orquestral sem ofuscar o violino.
Tendo alcançado a dinâmica e intensidade desejadas com instrumentos de cordas reais desde os lançamentos de The Songbook of Tchinar, Esin gravou ela própria todas as partes orquestrais. Durante a produção, a mistura orquestral foi feita por Esin, enquanto Metehan Köktürk, a quem ela há muito chama de “o meu Jedi pessoal”, fez a mistura e masterização do EP, dando vida ao tom feroz de Carmilla.
O EP dirige-se a ouvintes que apreciam música intemporal, independente das tendências de consumo rápido atuais. O público de Esin inclui tanto quem ouve apaixonadamente os mesmos álbuns há dez, quarenta ou cinquenta anos, como também fãs de heavy metal que procuram sentir uma nova energia através do violino. KIANIS – Homage to Carmilla prova que o violino e a orquestra podem assumir o papel principal no heavy metal.
Esin é violinista, compositora e produtora cujo trabalho gira em torno do violino e dos seus instrumentos aparentados, abrangendo um vasto espectro musical. Ao longo de quase 20 anos, interpretou música clássica, rock, jazz, medieval e renascentista. O grupo que co-fundou, The Wandering Bard, alcança milhares de ouvintes todos os meses com as suas interpretações de música medieval e renascentista. Focados numa prática historicamente informada mas inovadora, The Wandering Bard levou também ao palco uma seleção de canções de escárnio e maldizer da Península Ibérica com cerca de 800 anos, em colaboração com Fernando Ribeiro dos MOONSPELL.
Em 2017, Esin dedicou-se à produção e engenharia de som e co-fundou a editora CordaSonora com Ricardo Alves Pereira. Desde então, desenvolveu o design e engenharia de som de dezassete álbuns. Em 2024–2025, é co-diretora do Ciclo de Música Medieval de Leiria e do Dias de Música Medieval da Batalha, em Portugal.
|
|