NEWS


Sonus Art Fest regressa a Guimarães a 5 de outubro com mais duas confirmações

Agosto 21, 2024

______________________________________________________________



Os Blue Bendy (estreia em Portugal) e os MÁQUINA. são as novas confirmações da próxima edição do Sonus Art Fest . Os dois grupos juntam-se aos já anunciados Maruja (UK), no festival que irá decorrer no dia 5 de outubro, em Guimarães.

Oriundos de Londres, os Blue Bendy estreiam-se em Portugal e trazem na bagagem o aclamado álbum de estreia, "So Medieval". Os seus dois singles principais, "Mr Bubblegum" - uma peça alegremente intrincada de pop de guitarra experimental - e o frenético, propulsivo, mas incrivelmente hábil, "Cloudy", viram a banda atingir novos patamares criativos. Numa das muitas críticas elogiosas, a Pitchfork descreveu o LP como "desafiante, art-rock de alto risco".

Tendo feito digressões com os Squid e os Cola, bem como tocado em tendas lotadas em festivais como o End Of The Road e o Green Man, a música do grupo britânico está repleta de dinamismo, explorando dinâmicas push-pull que resultam em algo incessantemente imprevisível.

O resultado é um som raro para uma banda nova: tão experimental quanto confiante e seguro, tão terno quanto visceral, tão calmo quanto barulhento, tão sangrento quanto choroso.


Os MAQUINA., trio lisboeta composto por Tomás Brito (baixo), Halison Peres (bateria, voz e letras) e João (guitarra), tem como base a repetição minimalista do krautrock, a pujança do techno industrial e da EBM, explorando as fronteiras destes géneros com força, esculpindo um som cheio de adrenalina que é igualmente adequado para salas escuras e suadas e para a pista de dança.

Embora o seu som possa estar direcionado para a pista de dança – o mais recente “PRATA” segue o álbum de estreia, intitulado “DIRTY TRACKS FOR CLUBBING”, de 2023 - esta é uma música de dança orgânica que é igualmente punk e psicadélica, tocada por uma formação de power trio guitarra-bateria-baixo, sem um sintetizador à vista. Já com uma grande reputação em Portugal e no resto da Europa (fizeram uma digressão europeia com A Place To Bury Strangers) devido à energia dos espetáculos ao vivo, não é fácil replicar isso em estúdio, mas em “PRATA” eles conseguiram exatamente isso - devido a uma abordagem criativa amplamente enraizada na improvisação, tanto no palco como no estúdio.

Os bilhetes Early Bird, disponíveis até dia 28 de setembro (supply limitada), podem ser adquiridos em xceed.me, com o custo de 10 euros. O link de acesso aos bilhetes também se encontra disponível através da bio nas redes sociais do festival (Instagram, Facebook e TikTok).

______________________________________________________________


NEWS


Sonus Art Fest regressa a Guimarães a 5 de outubro com a 1ª confirmação a chegar de Manchester - Maruja

Agosto 12, 2024

______________________________________________________________



Devido ao sucesso do evento nas edições anteriores (a de 2023 foi nomeada para 8 categorias dos Iberian Festival Awards), o festival está de volta em 2024 com a edição mais ambiciosa de todas.

O Sonus Art Fest, organizado pela equipa que fundou a Revista Sound, é um festival multicultural que tem a música como a principal disciplina cultural do seu programa. No evento, estão representados diferentes tipos de arte, passando pela música, design, fotografia, pintura, ilustração, escultura, entre outros.

Relativamente a esta edição, realiza-se no dia 5 de outubro, em Guimarães, e contará com três showcases musicais e exposições artísticas na parte da tarde (processo de candidaturas termina a 18 de agosto), com entrada gratuita. A noite reserva quatro concertos e será necessário a aquisição de bilhete.



Os Maruja são a primeira confirmação desta edição do Sonus Art Fest.

Oriundos de Manchester, os Maruja são uma das bandas mais entusiasmantes da atual scene underground do Reino Unido e têm a oportunidade de comprovar isso no dia 5 de outubro, no Teatro Jordão (Átrio das Salas de Ensaio), em Guimarães.

A combinação feroz de punk, noise e jazz cósmico transcendente resultou em dois EP’s, Knocknarea (2023) e Connla’s Well (2024), bastante aclamados pela crítica. O quarteto britânico também impressiona através das brutais performances ao vivo (uma das principais surpresas da edição deste ano do Glastonbury), que os levou a esgotar o Supersonic (Paris), o The Temple (Atenas), além das salas incluídas na tour pelo UK.

Maruja é uma força evocativa que transporta os ouvintes para um mundo de diversidade e realismo corajoso. A improvisação é a espinha dorsal das composições, além da instrumentação convincente e as letras culturalmente relevantes.

Os bilhetes Early Bird, disponíveis até dia 28 de setembro (supply limitada), podem ser adquiridos em xceed.me, com o custo de 10 euros. O link de acesso aos bilhetes também se encontra disponível através da bio nas redes sociais do festival (Instagram, Facebook e TikTok).



Fenther @ Todos os direitos reservados