First Breath After Coma + Noiserv é uma colaboração que nasce em 2016 e tem tomado várias formas ao longo dos últimos anos.
Entre a Banda de Música de Mateus e First Breath After Coma, o primeiro contacto ocorre no início de 2018, quando se juntaram para fazer um concerto de abertura no festival Rock Nordeste, em Vila Real.
Como revela o Maestro da Banda de Música de Mateus, Carlos Pinto Pereira, “(…) foi muito interessante começar por descobrir as sonoridades diferentes às que a banda está habituada. Nós temos por hábito gostar de sair da zona de conforto e foi isso que aconteceu. Percebemos logo ali que o concerto não seria caso único para esta colaboração”.
No final de 2023, foram desafiados pelo Teatro Tivoli a criar um concerto especial, a propósito da celebração do seu 100º aniversário, juntando estes três projectos musicais com mais de 70 músicos em palco.
I Don´t Want Nobody é uma música original do terceiro disco de First Breath After Coma, “NU”.
Após o convite por parte do Tivoli, David Santos (Noiserv) desde logo revela o gosto particular que sempre teve por esta música e desafia a banda para criar uma nova interpretação da mesma.
“Uma das músicas que eu mais gostava de FBAC era a I Don’t Want Nobody e por me parecer possível ir para um universo mais mexido, enviei-lhes uma proposta de podermos fazer essa música ao piano ao início e depois todos iam acrescentando uma série de instrumentos”, revela o artista.
Foi assim que deram uma nova vida a I Don’t Want Nobody, desconstruindo o tema e fazendo uma merecida homenagem ao saxofonista americano Eddie Harris.
Carlos Pinto Pereira acrescenta que o processo teve diferentes fases, mas a principal foi a partir do momento “em que a música desenvolve para uma sonoridade tipicamente First Breath After Coma e aí entra a Banda de Música de Mateus, tentando acrescentar um boost de energia”.
Após o concerto no Teatro Tivoli, foi unânime entre os três projectos que seria interessante divulgar e lançar esta versão da música em formato colaborativo, onde ganha uma dimensão diferente da original, quase épica e de celebração.
“No fundo esta canção acaba por ser uma celebração não só da colaboração entre todos, mas também da amizade que daí surgiu”, destaca Telmo Soares, guitarrista de First Breath After Coma.
I Don’t Want Nobody foi gravada ao vivo no Teatro Tivoli, a 20 de Maio de 2024 e está agora disponível nas diferentes plataformas de streaming.