NEWS


Performance "Das Tripas Coração" celebra a força das mulheres invisíveis

Maio 2, 2024

______________________________________________________________



Foto: Mestria (@commestria)


Performance “Das Tripas Coração” é a estreia da criadora Diana Queirós.
O espetáculo tem data única marcada para dia 14 de Maio no Auditório Grupo Musical de Miragaia no Porto

Das Tripas Coração é uma performance criada e interpretada por Diana Queirós, inserida na investigação do mestrado em Artes Cénicas na ESMAE.
Trata-se de uma performance explorativa, com foco principal na criação de um objecto cénico e a relação entre o corpo e esse mesmo objecto. Observar o que resta desse corpo quando já não tem a carga do mesmo, que marcas ficaram, como reagiram ambos a essa simbiose.

A carga e o esforço físico exigido, estão inevitavelmente ligados a um esforço mental, esta performance alimenta-se também do não palpável para a sua narrativa, a carga invisível, que todos carregamos, umas mais pesadas do que outras, e propõe-se a de igual modo explorar o que resta de nós quando essa carga desaparece. Será que nos queremos libertar dessa carga quando esse peso é tudo o que conhecemos?

A performance Das Tripas Coração tem dois momentos: um tangível e um etéreo.
O primeiro momento inicia-se com um percurso a pé pela zona do Rio Douro carregando o objecto criado até ao auditório situado em Miragaia, é nesse segundo momento que entramos numa espécie de subconsciente, das lutas internas com as nossas cargas e o que nos prende.
Por vezes as cordas que achamos que nos ajudam a segurar a carga, são na realidade as cordas que nos estão a sufocar.

Esta performance é uma homenagem a todas as carquejeiras que lutaram diariamente pelas suas famílias e pela sobrevivência. A todos aqueles que passaram e passam pela luta diária com os seus próprios demónios. A todos os que fazem das tripas coração para carregarem as suas cargas até ao dia em que possam ser leves.


cartaz da performance por José Leal (@josefnleal)



Das Tripas Coração tem data única de apresentação no dia 14 de maio no Porto. Inicia-se às 21h num percurso que parte na beira rio, Rua do Ouro, nº223 e que tem continuação às 21h30 no Auditório Grupo Musical de Miragaia.
Os bilhetes para a performance custam 3,50€ e podem ser reservados através do e-mail online@confederacao.pt. O levantamento de bilhetes é feito no dia do espetáculo, a partir das 20h, no Auditório Grupo Musical de Miragaia.

O espetáculo conta com produção, direção artística, coreografia, cenografia, construção e figurinos de Diana Queirós, com a composição musical de Riça, auxílio à coreografia de Douglas Melo e desenho de luz de Bruno Pacheco.



Fenther @ Todos os direitos reservados