NEWS


Novo álbum dos Throes + The Shine é o sexto álbum da banda e já se encontra em digressão

Maio 14, 2024

______________________________________________________________



Foto: Ana Viotti

Chegou às plataformas digitais “Kalunga”, o novo álbum dos Throes + The Shine. Este é o sexto álbum da banda, que se encontra em digressão para o dar a conhecer ao mundo.

Kalunga é uma palavra com vários significados, presente na língua quimbundo. Tanto nos remete ao mar, como à imensidão e à morte, podendo também ser usada para desejar tudo de bom a alguém. É nesta diversidade de significados que “Kalunga” habita. Um disco e uma banda que existem devido a um encontro de povos que o mar ligou, mas que carrega consigo o peso do colonialismo e da discriminação que ainda precisam de ser combatidos nos dias de hoje.

Os Throes + The Shine são o trio luso-angolano formado por Mob Dedaldino, Igor Domingues e Marco Castro. Iniciaram a sua carreira em 2011, construindo um caminho que os levou ao reconhecimento internacional, tanto pela qualidade musical como pelos seus concertos memoráveis.

Com uma produção eletrónica mais vincada, “Kalunga” marca a primeira aventura do trio enquanto produtores únicos de um longa-duração, tendo, no entanto, colaborado com a artista brasileira ÀIYÉ no tema ‘Mandinga’. Neste processo, a banda bebeu da singularidade da música angolana, que na voz do kuduro e do semba continua a marcar não só a música portuguesa, mas também a mundial, sem deixar de parte as emoções inerentes à génese destes géneros musicais. Sejam elas a alegria, a partilha ou a revolta social, todas cabem nestes 8 temas. E é neste diálogo rico e humano, em que a simbiose entre o artista e o público são a prioridade, que o trio quer continuar a dar vida e alento ao seu trabalho.

Depois de três concertos no Brasil, a banda apresenta “Kalunga” já amanhã em Maputo (Moçambique), seguindo-se a Bochum (Alemanha), Loulé, Granada (Espanha), Vila Real de Santo António, Aveiro, Faro e Seixal, às quais se juntarão mais datas muito em breve.

“Kalunga” já pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.





Fenther @ Todos os direitos reservados