NEWS


Cat Falcão das Golden Slumbers, regressa com o seu alter-ego a solo: Monday

Maio 3, 2024

______________________________________________________________


Fotografia: Pip Marinho

“Underwater, feels like eternity” é o novo álbum de Monday e conta com o selo Lay Down Recordings.

Cat Falcão, voz conhecida da cena musical alternativa portuguesa com projectos como Golden Slumbers, regressa com o seu alter-ego a solo: Monday. É o primeiro álbum inteiramente produzido pela própria, num amplo amadurecimento artístico e pessoal.

O segundo álbum de Monday, "Underwater, feels like eternity", que sucede ao EP "Room For All" (2020), é uma coleção onírica de 10 faixas com arranjos delicados que encapsulam em si um período de reflexão profunda e reclusão na vida da artista.

Monday apresenta-nos um disco que narra uma história de auto-conhecimento e aprendizagem, uma aceitação da nostalgia da despedida da década dos vinte e de relações passadas. Acima de tudo este conjunto de canções é uma ode à independência pessoal, não só um fazer as pazes com as incertezas da vida, como saber tirar o maior proveito delas.

O álbum é composto por canções que vão do pop, folk, até ao dream-pop. "Underwater, feels like eternity" é um disco profundamente íntimo, construído ao longo de quase dois anos e algumas lágrimas.

O álbum tem o selo Lay Down Recordings, numa edição em vinil azul-claro para acompanhar a coleção de discos raros de todos os sonhadores.

Monday tem já os primeiros concertos de apresentação de “Underwater, feels like eternity” anunciados e com os bilhetes à venda. A 20 de junho sobe ao palco dos Maus Hábitos no Porto (com primeira parte de Calcutá) e a 22 do mesmo mês na Sala Lisa em Lisboa.

Fotografia: Elisa Azevedo

Sobre Monday:
Reconhecida pela voz assombrosa, emotiva e envolvente, estética sonhadora e influências folk combinadas com uma sensibilidade pop, a cantautora Cat Falcão tem sido uma figura respeitada na cena musical alternativa em Portugal, desde que apareceu em 2014 ao lado da sua irmã, Margarida Falcão, nas Golden Slumbers, um duo folk com o qual lançou dois álbuns e um EP, tendo feito digressões a nível nacional, onde passou por muitos dos principais festivais do país, e internacional.

Em 2018, Cat fez a sua estreia a solo com o álbum "One" sob o nome artístico Monday. Em 2020, regressou com um som diferente em "Room for All," uma coleção de canções coloridas, cativantes e vibrantes. Este álbum recebeu aclamação crítica e foi elogiado como um dos melhores discos do ano por proeminentes meios de comunicação, como a Blitz, a Antena 3 e a Vodafone FM.

Em 2021, "Room for All" ganhou reconhecimento internacional ao ser reeditado no Japão pela Inpartmaint Inc., uma editora conhecida por trabalhar com artistas como DIIV, Paul Weller, Jenny Hval, Vivian Girls, Nils Frahm, entre outros. Cat tem também um histórico de colaborações com artistas como JP Simões, Marinho e Samuel Úria.

Este lançamento será o primeiro disco produzido pela Cat, constituindo assim marco significativo na sua caminhada artística.

Alinhamento:
01. On and on
02. One foot in Line
03. Wasteland
04. Habits ft. Afonso Cabral
05. Teenage romance ft. April Marmara
06. Luna
07. Intentions
08. Someone new
09. When I loved another man
10. Underwater






Fenther @ Todos os direitos reservados