NEWS
De regresso à Festa D'Anaia, edição 2024
Setembro 20, 2024
|
______________________________________________________________
De regresso à Festa D'Anaia, edição 2024!
Como já vai sendo tradição, os dias começam na Tardada N'Adega, com muito convívio, as icónicas provas dos melhores vinhos da Pena, alguns petiscos e, claro, muita música.
Daí seguiremos inevitavelmente para a casa mãe - o Grémio - para um aperitivo reforçado, e depois rumo ao CCRPena para o jantar e para alinhar as forças para as duas noites de muito balanço e qualidade com bandas de excelência e os Dj Sets de Les Lads e Charles Lazer… Pois é! Vai custar perder uma coisa assim, não vai?
É uma Pena faltares!!
Dia 11 de outubro
Catarina Salines e Ed Rocha Gonçalves são uma dupla portuense que habita há perto de 15 anos o panorama dos grandes da Música Nacional. Os Best Youth percorrem e fundem os caminhos do indie rock e do dream pop, apimentados por gostinho electrónico, que turna a mistura fluente e orgânica.
Desde 2011 que nos levam numa viagem de vidros abertos, num cenário de neons e bokeh, ora bem presente e concreto, ora vago e etéreo. Falam-nos de encontros e de desencontros, de ir e de ficar, das inquietações modernas que nos fazem querer morrer pelo acessório enquanto não temos coragem de afastar o conformismo e amarrar os nossos sonhos.
Na Festa D'Anaia irão preencher aquele bocadinho que falta no nosso coração, levar-nos-ão na sua viagem onírica num doce embalo, que com uma fagulha e um pouco de ar, rapidamente se incendiará numa noite de felicidade e dança. A noite será nossa e deles!
Xinobi é um self made man musical, que há muito navega as águas da música de dança, com um rumo muito próprio e bem consistente. Dono de uma personalidade rítmica muito própria, Xinobi já imprimiu a sua marca nas pistas de dança, tendo influenciado a cena nacional e internacional. Da Discotexas ao Ministry of Sound, alimentou uma incubadora de grandes nomes, com colaborações várias, onde se destaca a sua simbiose com Moullinex.
Estará connosco dia 11 de Outubro para fechar com chave de ouro a primeira noite da Festa D'Anaia.
Acid Acid é o hands on de Tiago Castro. Navegador de longa data das ondas hertzianas, com ACID ACID, Tiago mergulha nas profundezas sónicas de uma viagem hipnótica e espectral de subtilezas e feedbacks que nos fazem descolar para um espaço intemporal e imersivo.
Conseguimos recuar aos longínquos 70's, ver um pouco de psicadelismo de cara lavada e roupagem moderna, uma amálgama bem confecionada, que se descobre ao submergir mais e mais em cada camada que Acid Acid acrescenta ao longo da viagem cósmica que reveste as suas músicas.
Será uma Pena perder a nave nesta travessia musical!
Mantendo-nos pelos repetentes, apresentamos mais uma presença recorrente na nossa Festa D'Anaia: Veloso é um de 3 Velosos, conhecido de todos pela sua presença nos Plano V, que aqueceram por várias vezes a nossa Tardada N'Adega. Desta feita, junta-se a nós com o seu projecto a solo, de originais.
Dono de uma energia sem fim, animal de palco como poucos, o Veloso mais novo vem para nos harmonizar os vinhos e nos fazer dançar!
Estaremos juntos, de copo na mão, a brindar a este amigo da Festa D'Anaia!
Directamente do Porto chega-nos uma estreia de peso à Festa D'Anaia.
Sérgio Alves é, provavelmente, a pessoa mais azarada da cidade a encontrar lugares para estacionar, mas felizmente, temos a sorte de poder apreciar o seu trabalho com AZAR AZAR.
Homem multifacetado, que navegou as ciências do mundo e da mente, a música rondou sempre o horizonte, até se embrenhar totalmente na sua existência e levar ao nascimento de AZAR AZAR, projecto vibrante na cena musical da Invicta.
Com malhas de grande balanço e momentos subtis e introspectivos, a sua música recria o seu submundo interior, que nos convida a descobrir e a explorar, levantando frequentemente o véu por trás dos quais se encontram as suas referências, que vão do Hip Hop nacional até Miles Davis e Hancock.
Uma actuação imperdível nas nossas noites!
Dia 12 de outubro
Por vezes na vida, todos naufragamos nas turbulentas voltas dos dias. Nessas alturas, só importa ir a algum lado, nem que seja uma inóspita e inabitada paisagem insular. Por vezes, os eternos impasses e desesperos do quotidiano mostram a curta manta da Terra e até o sangue parece frio de mais para nos prender a ela.
Felizmente, temos Benjamim, que já há muito calcorreia as histórias que nos fazem pesar o coração e que nos mostra que às vezes o melhor é mesmo dar o passo em frente e pôr de lado o medo na procura por águas mais calmas. Trilhando desde melodias luso-melancólicas, de ruas cinzentas em dia de chuva miudinha, passando por um submundo pop e flamejante e atravessando solarengos ritmos tropicais, Benjamim leva-nos pela mão, mostra-nos que juntos somos mais que um e que isso é sempre melhor que a solidão.
Estará connosco no dia 12 de Outubro para dar um ponto sem nó nas nossas angústias e celebrar a dança em tempo de tiros!
Como bom filho à casa torna, esperamos por ti para nos acompanhares!
MAQUINA. trilha um caminho férreo musical desde Janeiro de 2023 e são, desde muito cedo, um fenómeno no nosso ecossistema nacional.
Incubados no seio dos NÃO!, entre a cena musical da capital, Tomás de Brito (baixo), Halison Peres (bateria, voz e letras) e João Cavalheiro (guitarra) prosseguiram o seu trajeto, criando uma máquina de dança, intensa e industrial, com uma sonoridade fulminante e por vezes quase maníaca, onde se sente como nossa, a cumplicidade musical que os une.
É uma locomotiva negra, cuspindo chamas e vapor, alimentada por um baixo musculado, reverbs psicadélicos, riffs rasgados, feedbacks alucinados, sob o mantra de uma batida hipnotizante e irresistível.
Trilhado o caminho pelas maiores casas e festivais de Portugal, MAQUINA. desemboca agora na Festa D’Anaia para pôr os motores a rugir e a pista de dança a fervilhar!
Contamos contigo para juntar combustível à nossa Festa!
Rival Clubs são prata da casa e amigos de longa data do CCRPENA e da Festa D'Anaia. Um quarteto fantástico, com Ricardo Mendes na bateria, João Costa na guitarra, Tony Coelho no baixo e voz, e Lucas Muller nos synths, que assinou a sua estreia no Grémio em 2023.
Com EP lançado este ano e com muitas actuações por todo o país, desta vez trazem-nos a celebração para a noite da Festa D'Anaia, com os seus ritmos industriais, a sua essência post-pink e os seus riffs obscuros e improváveis, num conjunto que no fim se mostra altamente dançável e capaz de incendiar o nosso coração. Acompanhem-nos no regresso destes rapazes e não se arrependerão!
2019 foi o ano que juntou dois apaixonados pela guitarra e pelo fado, dois aventureiros à procura de novos limites para as guitarras.
Hugo Gamboias (guitarra portuguesa) e Diogo Passos (guitarra clássica) começam assim In.dia, um projecto a dois, fruto de uma vontade de reinterpretar os instrumentos, actualizá-los e trazê-los até aos nosso dias.
Com actuações marcantes e pautadas por uma cadência por vezes galopante, fluídas e muito dinâmicas, perfeitamente orgânicas e que correm livres da simbiose e cumplicidade dos dois músicos!
Um concerto imperdível, desta estreia da Festa D'Anaia!
Directamente de São Nicolau, chega-nos Claiana, para pôr toda a gente a dançar!
Embalado entre mornas e funanás, no fervilhante ecossistema daquela ilha, Aguinaldo Conceição lançou as fundações que o levariam até este projecto.
Mas desengane-se quem acha que ficou amarrado ao tradicional - foi mais além, bebendo de várias influências e habitats musicais, criando uma linguagem musical e literal própria, que nos transmitem a energia e o calor que vem da sua alma e nos compele a dançar sem parar.
Este ano no Grémio, viajaremos com eles até aos quentes mares dos trópicos e poremos juntos o ambiente a arder!
Na Festa D'Anaia, a nossa preocupação vai para além da música. Trata-se de uma vontade de explorar as diversas formas de expressão cultural, tradicionais e mais contemporâneas, de as colocar em conjunto e de envolver nelas a nossa Comunidade.
Foi o que fizemos este ano com a residência artística que gestou o projecto @gand.ra_ .
Com o grande empenho de vários artistas da nossa região que aderiram ao nosso convite, este conjunto de amigos da nossa Festa D'Anaia , incubou no Hotel Termas da Curia , em dias plácidos e bucólicos, embalados por música e pelo raspar do lápis, um grande reportório de memória pessoal e colectiva, aqui que é esta zona e, sobretudo, as suas Gentes.
Um projecto de que nos orgulhamos e que temos a sorte de ver estrear na Festa D'Anaia!
|
|