TRC ZigurFest 2017

Nunca escondemos que o TRC ZigurFest é um festival especial.
Dizemo-lo por várias razões, da música ao bom ambiente que acompanha o festival, mas se há algo que se sobrepõe atudo isso, será Lamego e os lamecenses.

É para elas e por elas - as pessoas – que este festival se realiza infalivelmente de há sete anos para cá. São os seus sorrisos, as suas palavras, o seu interesse em experienciar três dias de música quase ininterruptos sempre com a bondade nos píncaros, que nos dão alento para continuar esta aventura ano após ano.

Só desta forma é que podíamos chegar à sétima edição como chegámos à primeira: com a ingenuidade de quem tudo quer e a vontade de quem tudo pode. Por isso, o Teatro Ribeiro Conceição vai continuar a ser a casa do festival e vamos continuar a alargar o festival a outros lugares e lugarejos, para aí descobrirmos a cidade e as suas gentes e, por sua vez ,darmos-lhes a descobrir aquilo que de melhor se faz na música nacional.
Imbuídos desse mesmo espírito de abertura e crescimento, invocamos a boa onda do ano passado e antecipamos esta edição do festival no Maus Hábitos, no Porto. Connosco levamos as paisagens bucólicas dos Galo Cant'às Duas, o punk-ska-rock-pop dos Baleia Baleia Baleia, as texturas misteriosas e hipnotizantes de Blac Koyote, e trazemos de volta as MoneyHoney, para fecharem a noite atrás dos pratos com a energia contagiante que tanta falta nos fazia.
E não nos vamos sem as novidades que todos querem saber. Sem mais de longas, é com orgulho que chamamos à sétima edição deste festival cheio de coração os Harmonies de LuísFernandes, Ricardo Jacinto e JoanaGama, um trio que parte dos princípios melodiosos deixados por Erik Satie para criar algumas da paisagens sonoras mais cândidas de que há registo (e que agora podem ser ouvidas num disco homónimo editada pela importantíssima Clean Feed); os libertários The Rite of Trio, que chegam munidos com a técnica do jazz e movidos pela energia do rock, para libertar uma força híbrida que estes portuenses chamam de jamba-core e que temos o prazer de descobrir em comunhão com a cidade; e os Stone Dead que chegam de Alcobaça com um dos discos de rock n'roll mais interessantes de 2017 e com uma energia eletrizante que se alimenta de riffs e que incendiou palcos por toda europa na sua tour conjunta com os Killimajaro.

Os locais, esses, ainda são segredo. Venham descobri-los connosco de 31 de Agosto a 2 de Setembro.




zigurfest.zigurartists.com



Fenther.net © 20/07/2017