Crónicas

Dezembro 2015


2016... Um ano cheio de concertos.

2016

Vem aí um novo ano e com ele, duas mãos cheias de grandes concertos a acontecer em terras lusas.
Os grandes nomes que em tempos passavam ao largo dos nossos palcos, agora tem preferência e lugar marcado. Se não vejamos...

Ainda sem a maior parte dos grandes cabeças de cartaz dos festivais de verão anunciados, podemos já apontar alguns dos grandes momentos musicais que vão fazer história na música em Portugal em 2016. E nem a "tal" crise afasta as vontades dos promotores nem as carteiras de quem já fez esgotar em poucos dias os concertos duplos de Adele e Muse em Lisboa, bem como o recente fenómeno de bilheteira da dupla Azambujo e Araujo a esgotar 10 Coliseus nacionais. É obra!

Ao longo do ano teremos os regressos de Florence and the Machine agora na maior sala do país. Foals, Pixies e Pearl Jam no Alive. The Cure quase a fechar o ano vão estar no Meo Arena para os mais nostálgicos. Os Queen no Rock in Rio juntamente com a super banda Hollywood Vampires de Alice Cooper, Joe Perry e Johnny Depp.
Os U2 uma vez mais vão voltar agora no Meo Arena pela primeira vez. Os Guns and Roses preparam-se para se reunir e passar por cá. Sir Elton John e a sua banda viajará até Vila Nova de Gaia para o Festival Marés Vivas. E até Justin Bieber vem agitar as hormonas dos mais novos para a esteria descontrolada.

Nos pesos pesados Iron Maiden e AC/DC estão confirmados para abanar Lisboa.

Noutro nível mais delicado John Father Misty depois de um estrondoso show em Paredes de Coura, regressa para o Alive, The National, Kurt Vile e Marc Demarco fazem de linha avançada para o SBSR, enquanto Killing Joke e Neurosis foram recentemente anunciados para o Reverence Valadas e Amplifest respetivamente.

A nível nacional, Ana Moura pisará todos os grandes palcos em Portugal para apresentar o seu "Moura", seguindo viagem pelo mundo fora. E os Paus regressam em disco e em concertos europeus, bem como os Orelha Negra logo no início do ano.

Ficamos com uma vontade imensa de consumir todos estes concertos, ou quase todos.
Já é tempo de fazer as escolhas para o ano que aí vem, mesmo faltando outros tantos nomes gigantes para o circo musical de 2016.

Ah! E o site fenther.net vai festejar o seu 10 aniversario ao longo de todo o ano.

Vitor Pinto

Mais Crónicas Fenther