EDP CoolJazz 2017 - Rita Redshoes e Pretenders

Não é surpresa nenhuma que o EDPCoolJazz é um festival confortável, e por isso, também não é estranho que ao chegar perto do Parque dos Poetas comecemos a avistar carrinhas e atrelados com comida, desde healthy fast food a cervejas e hambúrgueres. Afinal, há que ter o estômago cheio para conseguir aguentar uma boa noite de música.
As pessoas vão entrando e enchendo o estádio aos poucos e sem pressas, foi assim que, pelas 21:30, Rita Redshoes entrou em palco, iniciando a noite de que muitos estariam à espera, já há alguns meses. Começou por tocar a bela canção que é "Take Me To The Moon", tocou também o último single "Mulher" do seu mais recente disco "Her", e não privou o público de ouvir a clássica "Choose Love". Passando também por músicas menos conhecidas como "Woman, Snake", e acompanhada pela sua banda que contém uma ótima secção de cordas, a cantora mostrou ao público a delicadeza e suavidade das suas obras discográficas, e no fim de "Hey Tom", despediu-se com um ar feliz de dever cumprido.
Um pouco antes do fim do concerto da Miss Redshoes, no cimo de uma das bancadas laterais, seria entregue uma guitarra leiloada, assinada por Chrissie Hynde, cantora dos Pretenders. O leilão terá sido uma iniciativa solidária promovida pela Live Experience e pela EDP, ajudando a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), Centro Nuno Belmar da Costa. A Fender Telecaster assinada tinha o valor de base de 900€ e vinha com 2 bilhetes de acesso à zona VIP para os concertos do próprio dia.

Por volta das 22:15 entrou em palco a banda mais esperada noite, os Pretenders. Vestindo uma tshirt de Elvis Presley, Chrissie Hynde apresentava-se pronta e determinada a dar um bom concerto, e assim foi, sendo que o espetáculo se iniciou com "Alone". Grande parte do público, que se encontrava sentado, não procurou conter-se durante muito tempo e na quarta música, "Don't Get Me Wrong", os presentes nas bancadas frontais levantaram-se dos seus lugares e foram para a frente do palco dançar. "Lisbon don't be afraid of Rock'n'roll!" dizia Chrissie enquanto o baterista da banda se entretia a fazer truques com as baquetas ao mesmo tempo que tocava. Os Pretenders até podem não ser uma banda jovem, mas quem ouvir as suas belas guitarras irá achar que soam a algo fresco e arrojado, sem dúvida bom rock'n'roll. "Stop Your Sobbing", "Back On The Chain Gang", "Brass In Pocket" "Middle Of The Road" e "I Will Stand By You", foram apenas cinco das vinte e uma músicas que constavam no alinhamento da banda, sendo que a última meteu todo o estádio a cantar em voz alta. No fim da noite, se algo é certo, é que Rita Redshoes e os Pretenders foram ao recinto do EDPCoolJazz e, como prometido, encheram-no de cool energy.☆

Texto: Luisa Pereira
Fotos: Ana Pereira


      

Rita Redshoes

    

    

    

    

    

Pretenders

    

    

    

    


+ Aftershows      

      geral@fenther.net       Ficha Técnica     Fenther © 2006