Aftershow

Festival Outono em Jazz

A Casa da Música, recebeu mais uma edição do festival Outono em Jazz. Durante sete dias, a Casa tornou-se um palco do mundo, recebendo artistas de várias nacionalidades, num ambiente que primou pela diversidade e pelo encontro de referências do jazz e world music.

A abertura desta quarta edição ficou a cargo do pianista cubano Chucho Valdés e do saxofonista americano Joe Lovano, que apresentaram pela primeira vez um projecto em comum e lembraram o público do porquê de possuírem o estatuto de lendas do jazz.

Nos dias seguintes, representando a América do Norte, Sara Gazarek, uma estreia no nosso país, para apresentar o seu mais recente trabalho. De África, o pianista tunisino Moncef Genoud e Selma Uamusse (Moçambique), que fez da Casa da Música a casa de todos os que a ouviram e levou o público numa viagem sensorial através do seu ritmo contagiante.
Da América do sul, o guitarrista Alessandro Penezzi, o argentino Dino Saluzzi e Guinga. Este último, considerado um dos compositores mais originais da música popular brasileira, actuou em conjunto com a portuguesa Maria João, apresentando um disco em dueto e marcando a estreia do projecto em Portugal.

Os galegos Sumrrá, os turcos Konstrukt e os suecos Angles 8, lembraram que existe também espaço na programação para um jazz mais desconstrutivo e improvisado, onde se pode explorar e encontrar novas vertentes, num tom experimental e até electrónico.

Texto: Irina Correia
Fotos: Catarina Costa


Mais Reportagens Fenther