Eventos
Discos
A.A.A.
Banda X
Porta 253
Borlas
Fenther TV
Passatempos
Arquivo
Enciclopédia
Ficha Técnica

1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5/ 5

Mgla + Martwa Aura + Above Aurora
2019.09.11, Hard Club, Porto

Se há vinte anos se falava de uma cena death polaca, hoje claramente se pode falar de uma vaga de black metal polaco, no qual Behemoth será até uma carta fora do baralho. Uma boa mostra do que se passa hoje em território polaco, foi esta digressão com três nomes da vaga actual. Above Aurora, trouxeram um black mais cru, com algum death à mistura, aqui e ali com toques de doom, numa oferta sonora bastante interessante.
Já Martwa Aura que dividiram o alinhamento com uma parte focada no álbum «Contra Mundi Contra Vitae» e outra em temas de dois splits, mostraram uma vertente mais minimalista e redundante do estilo, com os dois últimos temas a destacarem-se claramente dos restantes.
Mgla regressaram a Portugal, esgotaram as salas e simplesmente deram um concerto intenso que mostrou bem porque são um dos nomes do black mais promissores do momento. Dizer black, é apenas uma questão de rótulo, pois o colectivo é na realidade um grupo de rock que produz malhas negras que se ocultam na escuridão do black. É prestar atenção porque elas estão lá!
O duo, quarteto em palco, tem um novo disco, ao qual foi buscar dois temas, centrando quase todo o restante alinhamento nos dois anteriores discos. Se o som dos polacos é intenso e para tal contribui bastante a parede de guitarras erguida em palco, também a bateria de Darkside imprime uma dinâmica que ajuda a definir o som do grupo.
Provavelmente terá sido um dos grandes concertos de 2019, apesar das muitas promessas para o Outono/Inverno. ☆

Martwa Aurora set-list: «Medytacja I», «Medytacja II», «Medytacja V», «Odór smierci», «... albowiem nic nie jest prawda...», «Noc kiedy zniknela cala ludzkosc»

Mgla set-list: «Exercises in Futility I», «Exercises in Futility IV», «Mdlosci II», «Exercises in Futility II», «Age of Excuse II», «Age of Excuse III», «With Hearts Toward None VII», «Exercises in Futility VI», «Exercises in Futility V»

Emanuel Ferreira