Hora do Planeta - 25 de Março de 2017 - Concerto à luz das velas

O Hora do Planeta, evento de consciencialização contra o aquecimento global da WWF (World Wide Fund for Nature), comprometido com o movimento mundial contra as alterações climáticas, teve a sua primeira edição em 2007 na cidade de Sidney.

10 anos passados, 178 países aderiram já ao evento e, só em Portugal, aderem mais de 140 municípios.

Durante 60 minutos, no último sábado de Março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes com o intuito de conscencializar para os problemas actuais e futuros levantados pelo aquecimento global.

Monumentos emblemáticos ficaram às escuras: a Torre Eiffel em Paris, o Kremlin em Moscovo, o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, a Acrópole em Atenas, a Ópera de Sidney, o Empire State Building en Nova Iorque, entre centenas de outros.

Ângela Morgado, responsável pela WWF em Portugal disse "acreditar que é possível viver mais em harmonia com o planeta" e que "a adesão deste ano é um número absolutamente recorde".

Este ano, o Parque Eduardo VII recebeu o concerto solidário Hora do Planeta com a participação dos seus embaixadores e artistas convidados:
- Embaixadores: Leonor Poeiras, Paula Bollinger, o casal Mónica e Rubim, João Paulo Sousa, Guilherme Fonseca, Fernando Alvim, Joana Seixas, Sylvie Dias, Sandra Cóias, Diana Bouça- Nova, Ana Luisa Barbosa, Quimbé, Mário Franco, Mafalda Matos, Margarida Pinto Correia, Pedro Lima, Alexandre Silva, Ana Galvão, Nuno Markl e Beatriz Figueira.
- Artistas: Raquel Tavares, Matias Damásio, Tiago Bettencourt, André Sardet, Tito Paris, Samuel Úria, Enoque e Janeiro.

Apesar do mau tempo e chuva que se fez sentir no íncio do evento, o públicou aguardou e aplaudiu o simbólico desligar das luzes às 20h30. Este foi assinalado com uma contagem decrescente e o ínicio do concerto pela voz do fado de Raquel Tavares, à luz de incontáveis velas que marcaram presença no palco.

Seguiram-se em palco os restantes artistas, destaque feito para a actuação de Tiago Bettencourt com a participaçãp do compositor Samuel Úria, da interpretação de "Sodade" de Cesária Évora por Tito Paris, da voz e guitarra de André Sardet e pela actuação de fecho de Matias Damásio.☆

Texto: Vanda Violante
Fotos: Mafalda Azevedo



      


    

    

    

    

    

    

+ Aftershows      

      geral@fenther.net       Ficha Técnica     Fenther © 2006