Aftershow

GNR

Os GNR estão de parabéns, pois celebram 35 anos de carreira. Tantos anos de dedicação à música merecia uma grande festa! E foi isso que aconteceu no dia 5 de Novembro no Pavilhão Multiusos de Guimarães, e também hoje dia 12 de Novembro, no Campo Pequeno de Lisboa, que pareceu efectivamente pequeno para acolher tanta gente.

O concerto começou com recortes de jornais que relembravam momentos gloriosos da longa carreira da banda, a serem projectados num ecrã gigante em cima do palco, onde se podia ler ”GNR é do caraças!”.
Foi sem sombra de dúvida o que o público terá pensado após duas horas de concerto que contou com alguns convidados que enalteceram a noite. Rita Redshoes cantou a solo Homens Temporariamente Sós, e depois com Rui Reininho Dançar Sós. Mais tarde foi a vez de Lanina Khmelik, violinista russa, subir ao palco e de acompanhar a banda nos temas como Asas, Bellevue, Vocês, Valsas dos Detectives e Sete Naves. Mais tarde o espanhol Javier Andreu, em clima de festa e cumplicidade, subiu ao palco para o tão aclamado Sangue Oculto e Quero Que Tudo Vá Pro Inferno. Neste momento já não havia viva ninguém que estivesse sentada, todos dançavam e batiam palmas. Isabel Silvestre foi a ilustre convidada da noite, impondo algum respeito na sala com a sua imponente presença, cantando a sós a lindíssima Santa Combinha e a tão esperada Pronúncia do Norte, acompanhada pelo anfitrião da noite. Já no encore, o coro infantil acompanhou os GNR nos temas SUB-16 e Mais Vale Nunca.

Assistimos a uma retrospectiva da carreira da banda, onde nada faltou, desde os habituais saltos e sprint de Jorge Romão, à timidez de Rui Reininho, bem como os solos de Toli Cesar Machado, ora no piano ora no acordeão. O público, este grande comparsa da noite, teve nota máxima por nunca ter deixado de pular, dançar, gritar e bater palmas por quem nos dá música de qualidade há já 35 anos.
Para os que não conseguiram estar em nenhum dos concertos, fica a informação de uma nova data desta pequena/grande digressão, que irá acontecer dia 11 de Fevereiro no Porto. Aproveitem que vem aí o Natal!

Alinhamento:
Bem-Vindo ao Passado
Vídeo Maria
Efectivamente
Triste Titan
Caixa Negra
Cadeira Eléctrica
Ana Lee
Homens Temporariamente Sós
Dançar Sós
Asas
Bellevue
Vocês
Valsas dos Detectives
Sete Naves
Impressões Digitais
Sangue Oculto
Las Vegas
MacAbro
Santa Combinha
Pronúncia do Norte
Nova Gente
Morte ao Sol
Coimbra B
Dunas
Quando o Telefone Pecca
Quero Que Vá Tudo Para o Inferno
Sub-16
Mais Vale Nunca

Texto: Joaquim Pereira
Fotos: Ana Pereira



Mais Reportagens Fenther