Aftershow

Nos em D'Bandada

O Nos em D'Bandada voltou este ano ao Porto, para assinalar aquela que já é a sexta edição na cidade. Apelidado de "S. João musical" por quem o vive de perto, o D'bandada é antes de tudo uma celebração, que traz ao som da música, a vida que movimenta o centro histórico do Porto.
Estreia como palco este ano, o Silo Auto, viu o seu estatuto de parque de estacionamento ser elevado,para receber alguns dos primeiros concertos do festival. O nome de Miguel Araújo, fazia prever uma enchente, mas não adivinhava a lotação total do sétimo piso, que se tornou pequeno ainda com Tatanka a actuar. Cá em baixo, centenas de pessoas tentavam sem sucesso, entrar e só eram perceptíveis as filas que ocupavam todo o espaço circundante ao Silo.
Ruas abaixo, no espaço partilhado pelo Passos Manuel e pelo Coliseu, o segurança repetia que não entrava mais ninguém para a plateia em pé. Lá dentro, actuava Selma Uamusse, a cantora moçambicana, tinha chegado a prometer diversão e cumpriu. Descalça, lembrou as raízes e misturou-se com o público, falou de amor e gratidão, entregou-se à plateia que a aplaudia e que mais tarde convidou para dançar no palco com ela.
O anoitecer trouxe mais afluência às ruas, os catorze espaços de concertos estavam totalmente lotados, o Porto não foi dormir e respondeu com fulgor ao convite da música.
No coliseu, esperava-se um dos cabeça de cartaz, Bonga. Antes mesmo de começar, o público gritava pelo cantor e aplaudia fervorosamente. O ritmo não deixou ninguém parado, o coliseu transformou-se numa enorme pista de dança e o Bonga animado, não se esqueceu de trazer a Mariquinha.
Rua abaixo, rua acima de novo, actuavam no Era uma vez em Paris, Golden Slumbers. Seguiram-se ainda concertos no Maus Hábitos, Praça dos Poveiros, Ateneu e Passeio das Virtudes, numa noite que terminou de madrugada. Assinalou-se assim o sucesso de mais uma edição do Nos em D'Bandada, do acesso de forma gratuita à música e a cultura e o Porto já espera por 2017.

Texto: Irina Correia
Fotos: Catarina Costa


Mais Reportagens Fenther