Blast Zone

Primordial + Basalto + Aura
18.09.22, Sala 2, Hard Club, Porto

No início de uma semana recheada de ofertas, foi bonito ver a sala portuense quase cheia e três bandas a entregarem-se a um público que as mereceu. Os vimaranenses Aura, vieram apresentar a sua tape «Hamartia», que executaram na íntegra, mostrando ao público o seu post-black cheio de emoção. «Hamartia», «Your Eyes Can Sweat My Desire for Catharsis» e «Eye Candy» foram, assim os temas que desfilaram ao longo de cerca de meia hora.
De Viseu, já com dois discos, mas apresentando apenas temas extraídos de «Doença», vieram os Basalto que surpreenderam muitos com o seu doom, por vezes mais stoner que alguns desejariam, face ao cartaz. Uma agradável surpresa, que se espera poder confirmar em outros locais e salas. O trio mostrou-se contente por estar numa já mítica sala e não mostrou acusar a responsabilidade do momento. Muito bons mesmo. Os temas executados foram «IX», «XI», «XII» e «XIII».

Os cabeças-de-cartaz eram os irlandeses Primordial, que prometiam um concerto diferente e assim foi, com quase duas horas de música em que não recearam em percorrer toda a carreira, com Nemtheanga, a recordar a sua primeira presença, há duas décadas, em Portugal. Foi aliás, ele que assumiu todo o protagonismo do show, desde «Nail Their Tongues», até ao final com «Empire Falls». Sempre bebendo vinho, excepto quando aceitou beber da cerveja de alguém do público, a quem depois ofereceu um pouco da sua garrafa, o vocalista mostrou-se bem-disposto e agradado com a audiência.
Naturalmente que o recente «Exile Amongst The Ruins» esteve em destaque, com cinco dos seus oito tema, a serem executados, mas foi possível viajar até 2000 e «Spirit The Earth Aflame», com «Gods To The Godless», e os discos gravados a partir de 2005 foram todos abordados, sendo porventura, aqueles que mais serão reconhecidos pelos fãs do quinteto.
Uma daquelas noites perfeitas, para recordar e também para apontar o quão interessante é Primordial.

Set List: «Nail Their Tongues», «Gods To The Godless», «Babel's Tower», «No Grave Deep Enough», «Exile Amongst The Ruins», «To Hell Or The Hangman», «As Rome Burns», «Traitors Gate», «Stolen Years», «Bloodied Yet Unbowed», «Upon Our Spiritual Deathbed», «The Coffin Ships», «Heathen Tribes», «Wield Lightning To Split The Sun», «Empire Falls». ☆

Blaster


Aura


Aura


Aura


Aura


Aura


Aura


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Basalto


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial


Primordial

Emanuel Ferreira

☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆


      geral@fenther.net       Ficha Técnica     Fenther © 2006