Blast Zone

The Black Wizards

Minhotos de nascença, stoners de coração, os The Black Wizzard, fogem das estruturas normais dos padrões: quarteto em que o núcleo duro assenta num par feminino e com um som retro que parece mais próprio de ambientes de grande cidade, em que o hype bate mais forte. A isto junta-se uma média de idades bastante baixa e o caldo resultante tem tudo para correr mal, daí a primeira surpresa. O som deste quarteto roça o stoner, mas acima de tudo assenta no blues psicadélico muito na linha Hendrix, com a secção rítmica a servir de base aos longos solos de Joana Brito, que alternam com os eflúvios eléctricos das cordas de Paulo Ferreira.

Depois de “Fuzzadelic” em inícios de 2015, o quarteto, com diferente baixista, refugiou-se no "L" Dourado Resort e gravou o seu trabalho de estreia, ao vivo, no espírito de muitos grupos dos anos 60 e 70. Talvez por isso, temas como “Gypsy Woman” resultem muito bem em disco, com o seu solo de bateria, a cargo da vimaranense Helena Peixoto, nos últimos dois minutos do tema, a surgir de uma forma que certamente não resultaria tão bem numa captação regular de bateria. Ao vivo, desperta uma falsa sensação de final, com o tema a ser continuado pelo solo e permitindo como que dois finais sucessivos.

Explorando temas longos, “Lake Of Fire”, tem em “Gypsy Woman” e “Wicked Brain” os seus temas mais longos, embora revelando sempre criatividade suficiente para evitar tornar-se monótono ou entediante. Os oito temas do disco de estreia levam o trabalho para uns pouco comuns sessenta minutos, algo que até aí reflecte o espírito dos finais dos 60. Olhando para o aspeto muito jovem do quarteto e a que as vozes ficam a cargo da vocalista, podem criar-se alguns anticorpos, mas até por aí se é surpreendido pois não só o grupo mostra uma maturidade musical acima do normal como a voz de Joana Brito soa melhor do que se poderia esperar, embora seja na guitarra que brilha mais. Uma excelente surpresa de um nome que fica entre as revelações de 2015!

Emanuel Ferreira

☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆


      geral@fenther.net       Ficha Técnica     Fenther © 2006