Aftershow

Feira Afonsina 2016

FEIRA AFONSINA 2016
O REGRESSO DE UMA FEIRA COM HISTÓRIA

A FEIRA AFONSINA regressou neste mês de junho a Guimarães para a VI edição , com o seu início no dia 23 , a recreação histórica decorreu até ao domingo seguinte.Durante quatro dias , a cidade berço viajou no tempo , através da criação de espaços temáticos tipicos do Condado Portucalense , a cidade antiga recriou o ambiente vivido na época da fundação da nacionalidade , reavivando o imaginário emanado pelas figuras do Conde . Henrique de Borgonha e D. Afonso Henriques.

Memórias inesqueciveis que foram preparadas para propocionar a sensação de ter sido transportado no tempo , uma vez que a edição deste ano retratou a vivência da época com jogos infantis , tabernas , mercados , acampamento militar e também com a reconstituição do” Recontro de Valdevez”.O episódio sucedeu nas margens do rio Vez ,após D. Afonso Henriques ter rompido o Tratado de Tui,de 1137 e invadido a Galiza. Como resposta , D. Afonso VII de Castela , avançou por território portucalense destruindo tudo no seu caminho , até que os exércitos português e castelhano se encontraram no início de 1140 .

A FEIRA AFONSINA levou a animação a vários pontos da cidade de Guimarães.A feira está nos roteiros dos eventos de recriação histórica de Portugal , com a particularidade de ter como cenário privilegiado o centro histórico de Guimarães , classificado como Património Cultural da Humanidade .

Fotos e texto: Paulo Pinto


Mais Reportagens Fenther